Os 5 modelos de segmentação de mercado mais eficientes na estratégia comercial
Os 5 modelos de segmentação de mercado mais eficientes na estratégia comercial.
Segmentação de mercado acontece quando identificamos diferentes grupos de clientes, com comportamentos, desejos, características e necessidades semelhantes, determinando assim, ações comerciais e de marketing específicas para cada segmento definido.
Existem 5 principais modelos de segmentação de mercado:
1-Segmentação Geográfica
Este modelo, separa o mercado em unidades geográficas diferentes. Sua utilização é comum quando a organização se adapta à região onde vai empreender, observando e respeitando suas particularidades para qualquer tipo de ação. Define tamanho de mercado e prioridades por região mas combinando os itens abaixo.
2-Segmentação Demográfica
Esse tipo de segmentação foca no perfil do cliente e não em sua localização. Normalmente, divide o público por sexo, idade, grau de escolaridade, renda, ticked médio entre outras características do gênero.
3-Psicográfica (cada vez mais utilizada)
Avalia o estilo de vida, rede neural de influência, passatempos, interesses, opiniões, atitudes do público-alvo, quem são as pessoas que influenciam este público e como o fazem na jornada de influência. Divide a análise em quatro tipos de personalidades e comportamentos diferentes: rápidas e emocionais, rápidas e racionais, lentas e emocionais, lentas e racionais.
4-Por comportamento de consumo
Neste modelo de segmentação, os clientes são analisados pela quantidade/valor que compram através de curva ABC (método de categorização baseado no volume de compras). Esta análise é importante, pois os clientes são estudados por hábitos de consumo e sua periodicidade.
5- Por canais de consumo
Os consumidores que compram via web, pessoalmente e telefone possuem hábitos diferentes. É fundamental entender o perfil de cada um, entender as peculiaridades de cada canal de venda e segmentar o mercado por canal de consumo para atingir este objetivo.
O mapeamento do perfil das vendas traz a descoberta para as empresas de quais as melhores maneiras de ampliar mercados, qual é o fluxo da venda ou a jornada de compra do seu cliente final. Fomentando o crescimento dos canais de consumo, é possível aumentar as vendas, diversificando a interação com o cliente e obtendo maior lucratividade.
Outro ponto fundamental da boa gestão e análise dos canais de consumo é a otimização e melhor alinhamento da empresa com o parque fabril, importações e exportações assim como com os próprios clientes finais, varejo ou distribuição, evitando problemas de write off, previsão de vendas, vencimento de produto, excesso de produto no canal (overstock) trazendo ganhos para toda a cadeia, eficiência operacional e melhores resultados financeiros.
Após analisar como segmentar o mercado com os cinco tipos possíveis, é preciso levantar números estatísticos para saber quais as variáveis devem ser levadas em conta para aprimorar o direcionamento do seu time e a estratégica comercial.
A segmentação de mercado trará impactos positivos em vendas, importações e exportações, varejo, distribuição, evitando problemas de write off, previsão de vendas, excesso de produto no canal (overstock) trazendo eficiência operacional e melhores resultados financeiros.
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