ÁREA COMERCIAL

SOLUÇÕES

GESTÃO ESTRATÉGICA

“É a combinação dos objetivos que uma empresa persegue e os meios para atingi-los”

Michael Porter

Gestão estratégica é o conjunto de práticas que auxiliam na tomada de melhores decisões de todos os setores, cujo objetivo é o crescimento e fortalecimento de uma corporação.

ESTRUTURAÇÃO E GESTÃO COMERCIAL

Uma estrutura comercial deficiente sem a modelagem de negócio correta, dificilmente consegue ser compensada por uma boa gestão. Mesmo com um bom líder comercial, uma equipe com perfil adequado ou até mesmo com processos bem definidos, se a estrutura base estiver falha ou mal dimensionada, o negócio e resultado pode ser comprometido. Para garantir uma boa estruturação estratégica, com gestão eficiente e focada em resultados, veja abaixo as melhores práticas.

Diagnóstico de área comercial

Diagnosticar é a base de tudo para garantir estar direcionando o negócio na intensidade, proporcionalidade e foco necessário. O diagnóstico comercial traz uma série de informações estratégicas de mercado, time atual, alinhamento da cultura organizacional e atuação das equipes, modelo de gestão no campo, comunicação com os stakeholders e alinhamento com a cultura da organização. É a melhor forma de ouvir, entender os colaboradores, cliente final e ter uma visão clara dos pontos de melhoria internos e externos que podem modificar radicalmente os resultados. Investir em diagnóstico constante faz a total diferença para realinhamento do negócio e aumento da performance em resultados de forma sustentável.

Planejamento de Estrutura Comercial

Ter a segurança de que a estrutura de back office e externa está adequada para atingir o resultado com as pessoas certas nos lugares certos.

Dimensionamento de força de vendas

Assegurar que o tamanho e distribuição geográfica da força de vendas está alinhada com a estratégia e objetivos da corporação.

Definição de Metas e KPI´s

Construção de metas condizentes com a estrutura, plano do negócio e definição de KPI´s para medir resultados e direcionar os times.

Planos de Incentivos

Criar um plano de incentivos inovador alinhado com a disponibilidade de budget da empresa aproveitando da melhor forma os recursos e garantindo o impulsionamento das vendas por meritocracia.

Estratégias go-to-market

O que fazer e como chegar ao mercado é fundamental para estabelecer o posicionamento do negócio na prática.

Definições de canais & parceiros comerciais

Mapear e estruturar canais de vendas alinhados com o modelo de negócio e produto. 

Definir critérios claros de escolha dos melhores parceiros comerciais para o negócio utilizando matriz de decisão e prospectar novos parceiros comerciais para a organização.

Estruturação de canal indireto

Dimensionamento do perfil e quantidade de parceiros distribuidores.

 

Validar a qualidade, capilaridade e capacidade de alavancagem de negócio dos distribuidores.

 

Prospecção para estabelecer o distribuidor e cadastrar o parceiro.

Modelagem de Política Comercial

Construir e alinhar uma política comercial “guarda chuva” que possa abranger todos os issues do negócio, deixar o processo de vendas fluido, trazer agilidade para a operação interna e externa mitigando riscos financeiros e de compliance para a organização.

Estratégia de preços (pricing)

Formar preços alinhados com a prerrogativa regulatória do setor atrelado a uma política clara de comercialização, gestão de custos, margem, níveis de desconto e modelo de comunicação ao mercado.

Gestão de implementação de CRM

Implantação de conceito e mudança de modelo mental CRM que vai desde o mapeamento de processos comerciais, customização do software utilizado, treinamento e onboarding do time, acompanhamento pós implantação para garantir o engajamento nesta importante transição cultural.

 

Ter uma equipe com experiência em implantação de CRM é fundamental para o sucesso nesta jornada. Dispor da capacidade de implantação e customização em qualquer ferramenta adquirida é uma vantagem competitiva que adequa-se ao seu modelo de negócio e operação.

Gestão Comercial Compartilhada

Liderar seu time comercial através de um gestor sênior com experiência em negócio & pessoas garante o atingimento dos resultados esperados em um formato de entrega mais rápido e sustentável.

 

Incorporar este perfil profissional na gestão trazendo expertise e alta senioridade por um custo mais acessível quando comparado a um gestor intermediário, pode ser uma vantagem competitiva frente a concorrência.

 

Possuímos em nosso time profissionais que atendem esta demanda em modelo PJ através de gestão comercial compartilhada.

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