Como definir um modelo de percepção de risco no seu negócio utilizando o diagnóstico na área comercial

Na maioria das vezes, só percebemos que temos um problema quando nos deparamos com suas consequências. O que todo gestor deseja é que nada de errado aconteça, mas para isso é preciso tomar atitudes preventivas. O diagnóstico comercial é uma delas.

 

Outro ponto importante, é entender o modelo de cultura da empresa e como as pessoas e time de vendas estão inseridos nesta cultura. Esta análise pode trazer um bom raio X acerca da capacidade de absorção da lógica dos processos de vendas e capacidade de conexão ou ajuste entre a estratégia comercial, marketing e execução.

 

O nível de maturidade de uma empresa e seu Time Comercial diz respeito ao quanto de domínio possuem sobre determinados assuntos. Por isso, a importância da clareza e entendimento do processo comercial no início do diagnóstico deve ser classificado pela seguinte lógica:

 

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As fases das etapas do diagnóstico na área comercial são bem definidas e passam pelas seguintes ações:

  1. Realização de estudos do business comparando com fontes secundárias
  2. Entrevistas com líderes e colaboradores-chave da empresa
  3. Mapeamento dos principais processos comerciais (atuais)
  4. Avaliação sobre os principais indicadores de desempenho e resultados
  5. Acompanhamento das rotinas de vendas – on the job
  6. Apresentar um diagnóstico e estudo completo do mapeamento

Como consequência, o diagnóstico comercial quando bem realizado, identifica as principais oportunidades de melhoria em vendas.

Mesmo variando de acordo com o seguimento, tamanho do negócio e estratégia corporativa, os principais ganhos para a área comercial com um bom diagnóstico são:

  • Estratégia Comercial clara e alinhada com o plano de marketing
  • Estrutura correta da equipe de vendas. Pessoas certas nos lugares certos.
  • Cadeia de valor da empresa mapeada e segmentação de mercado
  • Capacitação de líderes e liderados da área comercial
  • Aumento da Produtividade de equipes de vendas
  • Criação de novas formas de incentivos de vendas
  • Políticas comerciais, preços, descontos e canais estabelecidos.


E sua empresa e time comercial?  Tem oportunidades de melhoria?  Como está a clareza do seu diagnóstico?

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