Como escolher o melhor canal de vendas?
Diante de tantos canais de venda disponíveis para segmentação na Estratégia Comercial, quais escolher? Descrevo nesta rápida leitura abaixo, os principais online e off-line e os mais utilizados na atualidade. Boa leitura!
ON-LINE : Google Ads, E-mail marketing, marketplace, e-commerce, programas de afiliados, google shopping, redes sociais.
OFF-LINE : Pdv (ponto de venda), venda direta, telemarketing, distribuidores, franquias.
Abaixo, temos com suas definições os três principais online e os três off-line porém, sempre é importante definir frente a especificidade do seu negócio.
Canal ON-LINE (principais)
1. Marketplace
O marketplace atua como um shopping online, onde várias marcas anunciam dentro dele e, conseguem ser vistas por um grande número de pessoas.
Faz a ponte entre o vendedor e comprador gerando alcance as empresas em anunciar seus produtos como diferencial.
2. E-commerce
O canal de venda e-commerce, ou comércio eletrônico, atua como uma loja virtual criado exclusivamente para a comercialização de produtos e serviços. O objetivo é facilitar a vida do consumidor que pode pesquisar pelos itens que tem interesse de qualquer lugar, no seu tempo e comodidade.
3. Redes Sociais
Grande parte da população mundial está conectada nas redes e interagindo, se nestes canais digitais. O desafio não é só estar nas redes sociais, mas entender como tirar proveito através do marketing digital e seu impulsionamento para aumentar as vendas e fortalecer o brand da sua empresa.
Canal OFF-LINE (principais)
1. Ponto de Venda (PDV) e venda direta
Antes da era internet, era comum o sonho do empreendedor em ter sua loja física. Nos tempos atuais imobilizar virou sinônimo de alto custo mas ainda é um canal de venda offline que continua eficiente.
2. Programas de afiliados
Os programas de afiliação como programas de pacientes geram um nível de engajamento estratégico que gera valor. Podem produzir venda direta de forma recorrente (a depender do segmento de negócio) garantindo maior previsibilidade nas vendas, fidelização e crescimento exponencial.
3. Distribuidores (Venda Indireta)
Com a proposta de levar produtos de várias empresas para o mercado, os distribuidores atuam como intermediadores entre produtores e consumidores. Este canal vem ganhando destaque por estar mudando seu perfil de negócio buscando sair do modelo de venda transacional e agregando serviços onde o produto ofertado passa a ser uma consequência e a geração de valor o centro da negociação.
Conclusão:
O entendimento sobre os canais de venda é um passo fundamental dentro da estratégia comercial para impulsionar os resultados.
Embora existam muitos além dos 12 canais citados, estes são os principais e importa, dentro da estratégia comercial definida, buscar os canais que mais encaixam na realidade do seu business.
A combinação dos digitais e off-line é cada vez uma tendência dentro do ecossistema de vendas lembrando que, o público alvo existe mas quem define a melhor estratégia é você.
Diante de tantos canais de venda disponíveis para segmentação na Estratégia Comercial, quais escolher? Descrevo nesta rápida leitura abaixo, os principais online e off-line e os mais utilizados na atualidade. Boa leitura!
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