MARKETING & ESTRATÉGIA
SOLUÇÕES
PLANO ESTRATÉGICO
Plano estratégico é o processo que ajuda a definir o melhor caminho para atingir os objetivos da empresa. Pode se desdobrar em 3 níveis: Estratégico (3 a 5 anos); Tático ( 1 a 3 anos) e operacional ( 6 meses). Essa ferramenta permite estruturar metas, diretrizes e metodologia de trabalho alinhado com a visão do negócio.
Após uma análise geral do negócio e do mercado, pode-se escolher ferramentas adequadas para auxiliar no processo de planejamento. Exemplo:
- BSC (balanced scorecard)
- OKRs (objetivos e principais resultados)
- GPD (Gestão de Metas)
SOLUÇÕES
PLANO DE NEGÓCIOS
Plano de Negócio é o processo em que é feito toda análise prévia de montagem de um negócio ou uma unidade de negócio nova, com todas as etapas para implementação.
Pontos a serem elaborados:
- Premissas Gerias: Dados e informações da empresa ou negócio.
- Análise de Mercado: Toda informação relevante sobre mercado e concorrentes com base em dados confiáveis.
- Modelo de Negócio: Como será o melhor modelo de negócio para atuar no segmento escolhido.
- Estratégico & Tático: Missão Visão e valores, análise SWOT e outras ferramentas para estabelecer as estratégias do negócio.
- Plano de Marketing & Comercial: Detalha táticas e ações para implementar as estratégias e objetivos da empresa.
- Plano Financeiro P&L: Detalha toda análise de receitas e despesas com projeções até 3 anos para avaliar o retorno do investimento
- Sumário Executivo: Resumo de todo negócio com os principais pontos para ajudar a apresentar a empresa ou negócio para investidores ou pessoas que irão aprovar um orçamento para implementação.
- Plano operacional: detalha toda implementação do negócio, com organograma, processos, contratações e cronograma de execução.
SOLUÇÕES
PLANO DE MARKETING
É um guia que servirá para nortear e determinar todas as ações
que devem ser implementadas para um produto ou negócio alinhados com os objetivos estabelecidos. Dessa forma, os recursos podem ser otimizados acelerando o retorno sobre o investimento no lançamento ou relançamento de um produto, negócio ou empresa ao mercado alvo.
- Análise Prévia: Informações de análise de mercado e dos concorrentes incluindo uma análise de ambiente com todos os fatores relevantes que podem exercer pressão direta ou indireta sobre o negócio ou produto.
- Segmento e público-alvo: A segmentação ajudará a identificar onde será o foco e prioridade de atuação. Os consumidores podem ser agrupados de acordo com vários fatores.
- Posicionamento que irá adotar para cada público: Qual imagem deseja transmitir ao seu cliente em relação ao seu negócio ou produto. Definição de marca: qual o melhor brand para o negócio.
- Definição de marca: qual o melhor brand para o negócio.
- Objetivos e metas do produto: Os objetivos e metas são os resultados que a empresa espera alcançar. Eles estão relacionados à missão da empresa e orientarão as ações.
- Definindo as estratégias e ações: Mix de marketing para cada segmento: A estratégia de marketing permite definir como sua empresa atingirá seus objetivos e metas e gerenciará seus relacionamentos com o mercado de maneira que obtenha vantagens sobre a concorrência.
- Cronograma de execução: Plano de implementação: Após a realização da etapa do planejamento, veremos como implementá-lo. É importante lembrar que o sucesso da implementação do Plano de Marketing depende de um bom planejamento, da conscientização e do envolvimento dos funcionários, fatores essenciais para que se torne uma realidade.
- Indicadores de desempenho: Definir quais os indicadores que serão acompanhados periodicamente para identificar o sucesso do processo e para realinhar as ações se necessário.
SOLUÇÕES
PLANO TÁTICO
- Profit Plan: Plano mais detalhado por departamento de Marketing e comercial para atingir metas de 1 ano.
- Plano de ação: 5W2H com foco nas ações e acompanhamento de curto prazo – 3 meses.
- Objetivos específicos: Criação de projetos de curto prazo para garantir a execução.
- KPI´s: Criação de KPI´s e relatórios para garantir acompanhamento e eficiência de execução