Como utilizar o diagnóstico na área Comercial para diminuir riscos de forma estratégica?
Mind The Risk – Percepção de Risco
Estudos científicos mostram que uma pessoa toma mais de 35.000 decisões por dia, de variados tipos. Como tomamos tantas decisões e não percebemos? Porque mais de 99% dessas decisões são tomadas de forma automática.
E por que a maioria das nossas decisões são automáticas? Para o cérebro economizar energia, recursos mentais e tempo.
Essas decisões automáticas resultam em ações automáticas influenciadas pela razão, emoção e pela relação de possíveis perdas e potenciais ganhos de cada situação. Ações automáticas fazem com que as pessoas ignorem os riscos e controles, executando suas atividades com pouco foco e atenção.
A partir de conceitos da Neurociência e Andragogia, é possível desenvolver o Mind The Risk organizacional, mantendo a operação mais consciente dos riscos e consequências assim como da importância quanto a definição e implementação de processos ágeis e seguros.
Como utilizar o diagnóstico na área Comercial para mitigar riscos de forma estratégica?!
Qual a melhor forma de otimização dos processos para inserir no contexto e cultura a mitigação de riscos na organização?
A resposta para ambas as perguntas acima, passam pelos seguintes pontos:
- Entrevistar, conversar com líderes e liderados chave no início do diagnóstico buscando entender o funcionamento, pensamento, cultura, processos e possíveis impactos.
- Catalogar as categorias de riscos e graus.
- Mensurar os impactos dos riscos.
- Estruturar uma estratégia de mitigação e um framework bem definido.
- Utilizar a tecnologia a favor de análise de dados, gestão e transparência dos processos assim como árvore de decisões, plataformas, big data.
- Entender a cultura da empresa quanto a mitigação de riscos.
- Manter o aprendizado contínuo e ondas de reciclagem.
Por fim, para cada um dos 07 pontos acima descritos, importa um sub plano que construirá o arcabouço de mitigação dentro do processo de diagnóstico na área Comercial.
Na prática, é impossível reduzir os riscos em definitivo mas podemos fazer uma boa gestão dos mesmos assim como antecipá-los.
Por isso, a linha de ação ou pontos citados acima é fundamental para ser estratégico, conciso e ágil quanto a riscos no negócio que podem trazer prejuízos importantes na imagem da organização.
Com um trabalho bem estruturado neste pilar do diagnóstico Comercial, com certeza o crescimento da empresa e negócios será bem sustentado em uma base sólida e a cia vai ser mais competitiva!
E para você que chegou até o final desse artigo, não deixe de conferir a nossa solução na Área Comercial
Veja algiuns dos pilares da nossa solução na área comercial:
- Diagnóstico de área comercial
- Planejamento de estrutura comercial
- Dimensionamento de força de vendas
- Definição de metas e KPI's
- Plano de incentivos
- Estratégias go-to-market
- Definição de canais e parceiros comerciais
- Estruturação de canal indireto
- Política comercial
- Estratégia de preços (pricing)
- Programa de excelência comercial crm
- Gestão comercial compartilhada