Como companhias medias podem maximizar o crescimento e eficiência. 

Desmistificando o engajamento do cliente

Fica cada vez mais claro pela literatura, análise de dados e prática que estabelecer de forma estratégica um nível profundo na relação com o cliente gera um engajamento proporcionando a tão sonhada fidelização a marca.

Este aprofundamento na relação é promovido principalmente pela interação nas redes sociais, campanhas de marketing e produção de conteúdo, todas estas, estratégias que visam fazer com que o cliente identifique-se com sua marca, valores e consolidação da imagem.

Quais os benefícios deste engajamento?

  • Taxa de atração e Fidelização
  • Aumento da tração em resultados de vendas
  • Redução em churn rate
  • Divulgação da marca pelo próprio cliente 
  • Menor investimento em marketing
  • Custo de Aquisição por cliente

Como engajar o meu cliente?

Claramente é o retorno do mesmo frente a experiência que teve com sua marca. Simples assim

As principais abordagens de engajamento:

  • Qual a “dor” do seu público?
  • Customer Experince e Customer Centricity como foco da estratégia
  • Humanize sua marca
  • Personalize a comunicação com seu público
  • Busque feedbacks constantes do seu cliente
  • Gere acesso a sua empresa e produtos

Abaixo, vamos entrar um pouco mais no detalhe de cada ação acima.

Descubra a “dor” do seu público

Conhecer as famosas “pains” do público alvo é o primeiro passo. Assim você focará na entrega para sanar estas dores. Para isso, pesquise, pesquise, pesquise e ouça muito. Faça este auto exercício em um possível MVP.

 

Customer Experience e Customer Centricity como foco da estratégia

Através de consistência, rapidez e conveniência, produzir  experiências ao consumidor nas interações com a sua marca ouvindo a voz do cliente, interpretando seu feedback, gerando dados e ação focada neles.

Humanize sua marca!

A identificação da comunicação de sua marca pelos clientes com os valores e propósitos da mesma é fundamental para iniciar o engajamento, gerar conexão.

Personalize a comunicação com o seu público

O que de fato funciona para engajar são abordagens personalizadas, nada “over” porém, pontuais. Por favor, nada de e-mails automatizados! Gere comunicação que torne sua marca especial, valorizada.

Busque feedbacks constantes

Ouvir, ouvir e ouvir. Gerar dados, reposicionar a estratégia e agir rápido. O cliente quer resposta ágil e perceber que foi ouvido por você e sua empresa!

Gere acesso a sua empresa e produtos

Diferentes canais de atendimento, redes sociais, e-mail, telefone, mensagem, times comerciais bem preparados.

Esteja presente digitalmente, facilite a vida do cliente através da conveniência. Nunca os clientes valorizaram tanto o seu próprio tempo. Conteúdos relevantes, clientes com resposta e ferramentas que facilitam fazem a diferença.

No B2B, use a força da equipe de vendas no treinamento e personalização do atendimento. O grande pilar que é eterno: conhecimento técnico, gestão comercial e prestação de “valor”. Quem entrega serviço e não valor está fadado ao fracasso.

Por fim, medir as interações, novos clientes, taxas de desistência, conversão de propostas, quantidade de renovações, resposta aos conteúdos produzidos são bons indicadores e hoje existem várias ferramentas boas no mercado para este tipo de apoio. 

Se este artigo lhe ajudou a transportar esta realidade para seu negócio trazendo algum insight ou reflexão diferente, comente ou encaminhe para alguém que possa ser beneficiado também!  Conte comigo para discutirmos mais sobre o tema acaso quiser!  

Assine nossa Newsletter

Digite seu endereço de e-mail a seguir para assinar a nossa newsletter

Iniciar Conversa
1
Olá! tudo bem? Em que podemos ajudar?
Gostaria de conversar com um de nossos consultores?