Desmistificando o engajamento do cliente
Desmistificando o engajamento do cliente
Fica cada vez mais claro pela literatura, análise de dados e prática que estabelecer de forma estratégica um nível profundo na relação com o cliente gera um engajamento proporcionando a tão sonhada fidelização a marca.
Este aprofundamento na relação é promovido principalmente pela interação nas redes sociais, campanhas de marketing e produção de conteúdo, todas estas, estratégias que visam fazer com que o cliente identifique-se com sua marca, valores e consolidação da imagem.
Quais os benefícios deste engajamento?
- Taxa de atração e Fidelização
- Aumento da tração em resultados de vendas
- Redução em churn rate
- Divulgação da marca pelo próprio cliente
- Menor investimento em marketing
- Custo de Aquisição por cliente
Como engajar o meu cliente?
Claramente é o retorno do mesmo frente a experiência que teve com sua marca. Simples assim
As principais abordagens de engajamento:
- Qual a “dor” do seu público?
- Customer Experince e Customer Centricity como foco da estratégia
- Humanize sua marca
- Personalize a comunicação com seu público
- Busque feedbacks constantes do seu cliente
- Gere acesso a sua empresa e produtos
Abaixo, vamos entrar um pouco mais no detalhe de cada ação acima.
Descubra a “dor” do seu público
Conhecer as famosas “pains” do público alvo é o primeiro passo. Assim você focará na entrega para sanar estas dores. Para isso, pesquise, pesquise, pesquise e ouça muito. Faça este auto exercício em um possível MVP.
Customer Experience e Customer Centricity como foco da estratégia
Através de consistência, rapidez e conveniência, produzir experiências ao consumidor nas interações com a sua marca ouvindo a voz do cliente, interpretando seu feedback, gerando dados e ação focada neles.
Humanize sua marca!
A identificação da comunicação de sua marca pelos clientes com os valores e propósitos da mesma é fundamental para iniciar o engajamento, gerar conexão.
Personalize a comunicação com o seu público
O que de fato funciona para engajar são abordagens personalizadas, nada “over” porém, pontuais. Por favor, nada de e-mails automatizados! Gere comunicação que torne sua marca especial, valorizada.
Busque feedbacks constantes
Ouvir, ouvir e ouvir. Gerar dados, reposicionar a estratégia e agir rápido. O cliente quer resposta ágil e perceber que foi ouvido por você e sua empresa!
Gere acesso a sua empresa e produtos
Diferentes canais de atendimento, redes sociais, e-mail, telefone, mensagem, times comerciais bem preparados.
Esteja presente digitalmente, facilite a vida do cliente através da conveniência. Nunca os clientes valorizaram tanto o seu próprio tempo. Conteúdos relevantes, clientes com resposta e ferramentas que facilitam fazem a diferença.
No B2B, use a força da equipe de vendas no treinamento e personalização do atendimento. O grande pilar que é eterno: conhecimento técnico, gestão comercial e prestação de “valor”. Quem entrega serviço e não valor está fadado ao fracasso.
Por fim, medir as interações, novos clientes, taxas de desistência, conversão de propostas, quantidade de renovações, resposta aos conteúdos produzidos são bons indicadores e hoje existem várias ferramentas boas no mercado para este tipo de apoio.
Se este artigo lhe ajudou a transportar esta realidade para seu negócio trazendo algum insight ou reflexão diferente, comente ou encaminhe para alguém que possa ser beneficiado também! Conte comigo para discutirmos mais sobre o tema acaso quiser!