Se você tem dúvida se sua área comercial já tem processos claros, é porque provavelmente não tem.
Falamos muito no ambiente organizacional em ter metas e objetivos claros.
A velha máxima de: “quem não sabe onde está, não sabe para onde vai” ou, quem não sabe onde quer ir, qualquer lugar serve!
Os processos podem ser simples, aliás, quanto mais simples melhor e causam impacto em pontos cruciais para o dia dos times de vendas pelos pontos abaixo:
- Segurança
- Agilidade
- Transparência
- Facilidade de automação
- Maior previsibilidade de problemas e correções
- Deixar o time focado no seu Core
- Foco na E x e c u ç ã o
Se você está em dúvidas se sua empresa já tem ou não um processo comercial claro e definido, provavelmente não tem. Eles estariam claros na sua cabeça e na rotina!
Sejamos práticos:
- Mapeie e identifique possíveis gargalos
- Melhore o controle automatizando via ferramentas
- Padronize os processos de forma clara a todos
- Treine, treine e treine os times
- Tenha coragem de demitir clientes que não se encaixem na segurança dos processos
- Tenha funcionários, clientes e parceiros seguros e satisfeitos.
- Acompanhe e avalie continuamente os seus processos comerciais
Por fim, tenha uma empresa segura, crescendo ordenadamente, reduzindo riscos e rentável ! Os acionistas, sócios, corpo diretivo e clientes agradecem !