Se você tem dúvida se sua área comercial já tem processos claros, é porque provavelmente não tem.

Falamos muito no ambiente organizacional em ter metas e objetivos claros.
                                                                                                                                                                A velha máxima de: “quem não sabe onde está, não sabe para onde vai” ou, quem não sabe onde quer ir, qualquer lugar serve!
Os processos podem ser simples, aliás, quanto mais simples melhor e causam impacto em pontos cruciais para o dia dos times de vendas pelos pontos abaixo: 

  • Segurança
  • Agilidade
  • Transparência
  • Facilidade de automação
  • Maior previsibilidade de problemas e correções
  • Deixar o time focado no seu Core
  • Foco na  E x e c u ç ã o

Se você está em dúvidas se sua empresa já tem ou não um processo comercial claro e definido, provavelmente não tem. Eles estariam claros na sua cabeça e na rotina!

Sejamos práticos:

  • Mapeie e identifique possíveis gargalos
  • Melhore o controle automatizando via ferramentas
  • Padronize os processos de forma clara a todos
  • Treine, treine e treine os times
  • Tenha coragem de demitir clientes que não se encaixem na segurança dos processos
  • Tenha funcionários, clientes e parceiros seguros e satisfeitos.
  • Acompanhe e avalie continuamente os seus processos comerciais

Por fim, tenha uma empresa segura, crescendo ordenadamente, reduzindo riscos e rentável ! Os acionistas, sócios, corpo diretivo e clientes agradecem !

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