SUA GESTÃO COMERCIAL GERA DE FATO EXPERIÊNCIA NO CLIENTE?
Consumidor mais exigente, aumento da complexidade dos ciclos de vendas, necessidade de fortalecimento dos times e foco em alta performance ou seja, atual necessidade básica dos times comerciais em vendas.
Como ter diferenciais competitivos em sua área comercial gerando mais vendas? Como operar de forma a ter resultados mais eficientes e duradouros gerando uma real experiência no cliente? Por onde tudo isso começa?
A gestão de vendas nunca pode ser vista em formato isolado pois, para tornar-se fluida está atrelada a estratégias de vários setores da empresa mas, a área comercial tem uma fundamental função de entender todos os outros times que orbitam o sistema, fazer a leitura correta, processar o relacionamento e influenciar os processos para que as vendas sejam um sucesso.
É preciso ter a capacidade de fazer a leitura da experiência do cliente neste fluxo gerando um marcador constante no time quanto a implementação e resultado das estratégias.
Entende por que o conceito de gestão de vendas na área comercial não deve perder de vista a experiência do cliente?
Quando citei acima que gestão comercial não é isolada e sim multifatorial, refiro-me ao processo como um todo e a intersecção entre áreas internas das empresas. Isto envolve a capacidade relacional e de leitura da melhoria das interações e processos do gestor comercial e time de vendas juntos as áreas internas na sua empresa.
Se você, como gestor comercial ou responsável pelo negócio não tiver esta ampla visão dos desafios organizacionais nas interações entre estas diferentes áreas e uma capacidade de inteligência relacional para conectá-las e dirigir o business de forma estratégica e assertiva, a chance da experiência do cliente ser deficitária é grande. Sua gestão comercial e time tem esta visão interconectada e consegue transferir isso ao cliente final? É uma boa reflexão sempre!