De loser ao primeiro agendamento

O artigo de hoje tem como fonte inspiradora a virada profissional de uma grande amiga e coachee que chamarei, aqui, de Luísa. Sua história na nova carreira está começando e já dá indícios de que será um sucesso.

Formada em direito, quarenta e poucos anos, com pouca experiência na advocacia – e sem qualquer brilho nos olhos para essa profissão, por questões pessoais, Luísa teve grandes intervalos na vida corporativa. Assim, sem consistência e com pouca experiência em uma área específica, ela tinha dificuldades para acreditar que havia possibilidades e não conseguia crer que suas fortalezas pessoais, tão óbvias aos olhos dela, pudessem ser necessárias e relevantes para qualquer trabalho. 

Em meados de 2019, depois de alguns anos na área operacional em um ambiente corporativo abusivo, ela foi demitida. Toda essa experiência lhe deixou profundas marcas emocionais e psicológicas. Sentia-se derrotada, desmotivada e, especialmente, desacreditada de si. Questionava-se sobre o que fazer e da existência de um lugar para si no mundo profissional. Acreditava ser velha demais para qualquer coisa. Sentia-se uma loser (perdedora, em português)

Eis que, após um intenso trabalho de coaching, Luísa não apenas reconheceu a unicidade dos seus talentos como os acolheu. E, ao acolhê-los, percebeu que alguns dos seus pontos fortes como carisma, empatia e positividade, tal qual seus amigos falavam, seriam muito bem-vindos na área comercial, especialmente numa área que pudesse cuidar da jornada do cliente, criando uma cadeia de atenção, relacionamento e vendas. Nascia aí a sua busca por uma posição de custumer sucess ou gestora de contas. 

Como diz a sábia frase: “Quando eu mudo, o mundo muda ao meu redor.” Ao mudar consigo e redirecionar o seu olhar em busca dessas novas posições, o mundo também mudou e surgiu a oportunidade de começar a sua carreira em vendas numa grande empresa nacional. 

Essa semana ela fez o seu primeiro agendamento, marcou uma reunião de vendas com um prospect e está eufórica. Alguns podem olhar para esse momento e pensar quão bobo é sentir tamanha alegria por causa de uma simples reunião agendada. Não é. Para Luísa, esse momento  significa a concretização do sonho de encontrar o trabalho da sua vida, aquele que fará seus olhos brilharem! 

Esse primeiro agendamento dá sentido à coragem, humildade e dedicação de Luísa no processo de mergulhar em si mesma e se disponibilizar à descoberta dos seus verdadeiros talentos e forças. Isso mudou seu olhar para fora, transformou as suas atitudes e permitiu que o mundo a visse na sua essência pessoal e profissional. Não é mais uma loser, é uma winning!!

“Uau!!! Mudei minha atitude e é como se o mar vermelho se abrisse para que povo o atravessasse e chegasse no lugar sagrado”, disse ela. Ganham os clientes, que terão uma excelente gestora das suas contas!

“Você tem que contar que como minha coach, foi a minha grande incentivadora!”, expressou.  Eu incentivei, muito, que ela tivesse a ousadia de mergulhar em si e, por fim, descobrir a verdade latente: ela é uma vencedora! 

Élida Fagundes, Head de treinamento T-HEALTH Consultoria, instrutora e facilitadora master, consultora de comportamento humano, educadora e escritora, é apaixonada por gente e por vendas. Coautora dos livros “Coaching, acelerando resultados” e “Coaching de Careira”, é uma eterna aprendiz. 

Assine nossa Newsletter

Digite seu endereço de e-mail a seguir para assinar a nossa newsletter

Iniciar Conversa
1
Olá! tudo bem? Em que podemos ajudar?
Gostaria de conversar com um de nossos consultores?